DANÇA
CONTEMPORÂNEA
A Dança Contemporânea alia a prática de exercícios físicos com movimentos soltos e modernos.
saiba mais
o que é?
A Dança Contemporânea alia a prática de exercícios físicos com movimentos soltos e modernos, que podem conter influências do Ballet Clássico. Essa modalidade ganha cada vez mais adeptos, já que não é preciso ter experiência com a dança para começar a praticar o Contemporâneo.
QUAIS OS PRINCIPAIS
BENEFÍCIOS?
Por ser composta por dinâmicas, jogos e brincadeiras que auxiliam no amadurecimento da consciência corporal, a Dança Contemporânea proporciona a percepção de novas formas e possibilidades com o corpo. Além disso, o Contemporâneo é conhecido por melhorar o sistema cardiorrespiratório, aprimorar a flexibilidade, corrigir a postura e estimular o raciocínio.
A PARTIR DE QUAL IDADE
É POSSÍVEL COMEÇAR?
A Dança Contemporânea é indicada para pessoas a partir de 12 anos (nível iniciante) e 14 anos (nível intermediário).
quais as técnicas e
metodologias aplicadas?
A Dança Contemporânea utiliza alguns exercícios importados da Dança Clássica como Plié, Battement Tendu e Grand Battement en Cloché, que são apresentados de forma desconstruída, a fim de aquecer e fortalecer a musculatura, ajudando na consciência do peso e alinhamento do corpo. Iniciação de rolamentos, apoios não convencionais e pequenas quedas e saltos, permeando ainda por técnicas de balanço e fluxo também estão presentes nesta modalidade.
Os exercícios de allegros (saltos) são executados no centro e usando as diagonais da sala, de forma a explorar o espaço cênico disponível. Em níveis mais avançados, esses exercícios são aperfeiçoados, além de trabalhar o fortalecimento os pés, tornozelo e da musculatura das pernas para que se possa usar a sapatilha de ponta.
Nossa metodologia parte da desconstrução dos movimentos clássicos da metodologia Vaganova de dança clássica, influenciada pela técnica de Martha Graham e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.